segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Planejamento da Expedição na bacia do Ribeirão das Antas conta com grande participação da comunidade

Na tarde de sexta-feira, 14 de outubro, o auditório da PUC Minas Campus Poços de Caldas reuniu diversos representantes de instituições e lideranças comunitárias para a 1ª Oficina de Planejamento da Expedição do CBH Mogi/Pardo na sub-bacia do Ribeirão das Antas/Rio Lambari. O encontro foi promovido pelo CBH Mogi/Pardo, e a oficina coordenada por Rogério Sepúlveda, que apresentou experiências de mobilização social na bacia do Rio das Velhas, através do Projeto Manuelzão, provocando a participação dos presentes na construção coletiva de ações similares, adequando-as à realidade local.
As Expedições têm como principais objetivos: o reconhecimento da bacia; a valorização da água como elemento social, cultural e econômico, além de sua função ecológica; o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos de forma integrada e participativa, através do comitê de bacia; a integração interinstitucional, entre outros aspectos.
Entre histórias e debates, os participantes foram se envolvendo com a proposta do CBH Mogi/Pardo, de realizar Expedições em sub-bacias, começando pela do Ribeirão das Antas/Rio Lambari, que abrange os municípios de Andradas, Caldas e Poços de Caldas.
Alguns pontos já foram definidos, como o planejamento das atividades e a divisão por etapas a curto, médio e longo prazo: processo de preparação, chamado “pré-expedição”; a Expedição com duração de uma semana; e as ações de continuidade no período “pós-expedição”. A expedição terá caráter técnico e mobilizador, pois, visa à utilização e aprimoramento de estudos e dados, bem como o envolvimento da comunidade local, de forma educativa e colaborativa. Um grupo, coordenado pelo CBH Mogi/Pardo, se comprometeu a estruturar um projeto, com objetivos claros e detalhamento de diretrizes, tendo como meta a realização da Expedição em abril de 2012.
Estiveram presentes na oficina representantes de instituições como: EMATER/Unidade Verde Minas, Superintendência Regional de Ensino, Vigilância Ambiental, Prefeituras de Caldas Andradas e Poços de Caldas, ADISMIG, DME Distribuição S.A., Circuito Turístico Caminhos Gerais, PUC Minas, INB, ONG Planeta Solidário, CODEMA Poços de Caldas, Coopergore,  Andraflores, SESC MG, Ordem Franciscana (SINFRAJUP), entre outros.
Saiba mais: 35 3721 3242 / comunicacao.cbhmogipardo@gmail.com

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

1ª Oficina de Planejamento para a Expedição na sub-bacia do Ribeirão das Antas

O CBH Mogi/Pardo promove nesta sexta-feira, 14 de outubro, a partir das 13:30h, a 1ª Oficina de Planejamento da Expedição do CBH Mogi/Pardo na sub-bacia do Ribeirão das Antas. A oficina tem por objetivo promover a integração entre instituições e lideranças da bacia, que abrange parte dos municípios de Caldas e Andradas e todo o municiípio de Poços de Caldas, com o objetivo de definir os detalhes da proposta da Expedição, que vem sendo articulada pelo CBH Mogi/Pardo e já conta com a adesão de diversas instituições. As atividades serão coordenadas pela equipe do CBH Mogi/Pardo, com a participação especial de Rogério Sepúlveda, (representante do Projeto Manuelzão e Presidente do CBH Rio das Velhas) que ministrará a oficina, que acontecerá na PUC Minas Campus Poços de Caldas - auditório do prédio I.


Confira a programação:

- Apresentação da proposta da Expedição – antecedentes, contexto ambiental e institucional e
perspectivas;
- Dinâmica com debates livres;
- Definição do formato da expedição;
- Metodologia, estratégias e equipes;
- Definição do pré-cronograma;
- Definição de grupos;

Linhas gerais do projeto:

- Mobilização social e conscientização para a questão das águas, abordando o cuidado com os nossos rios
e com as comunidades biológicas que vivem nos ambientes aquáticos relacionando-os com a saúde e
qualidade de vida da população dos municípios inseridos na bacia do CBH Mogi/Pardo;
- Mapeamento social, ambiental, cultural, institucional;
- Resgate da identidade cultural da bacia, envolvendo a questão turística regional;
- Promover a articulação interinstitucional, envolvendo todos os segmentos, visando melhorias efetivas
na qualidade da água da bacia, através da discussão e proposição de ações práticas e efetivas;
- Gerar como produto, material audiovisual, escrito e fotográfico, sobre os aspectos culturais, sociais e
ambientais da bacia;

A oficina conta com o apoio do DMAE Poços de Caldas, DME Energética e PUC Minas Campus Poços de Caldas. As atividades são gratuitas e aberta a participação da sociedade. Mais informações: 35 3721 3242

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cabo Verde recebe atividades da 42ª Reunião Ordinária do CBH Mogi/Pardo

Nos dias 06 e 07 de outubro de 2011, o município de Cabo Verde receberá o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo (CBH Mogi/Pardo), que, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabo Verde e a EMATER/Unidade Verde Minas, realizará diversas atividades voltadas a estudantes, educadores, funcionários da prefeitura e à população em geral. Na quinta-feira, serão desenvolvidas ações de mobilização social, tendo como tema principal os recursos hídricos, e a importância de sua preservação. No Bairro Coruja - área do município pertencente à bacia do rio Pardo – os moradores contarão com uma palestra e debate sobre Plano Diretor e Recursos Hídricos, ministrada pela Assessora Técnica do CBH Mogi/Pardo, Ângela Santos, a partir das 19:00h. Finalizando as atividades, na sexta-feira, dia 07 de outubro, a partir das 08:30h, será realizada, no salão de festas da Loja Maçônica “Deus e Caridade”, localizada na Avenida Dr. Antônio de Souza Melo, 54, Centro, a 42ª Reunião Ordinária do CBH Mogi/Pardo, com atrações culturais e importante debates sobre a gestão das águas na bacia. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Mais informações: 3721 3242 / 3736 1220. Participe !     

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Encontro de Mobilização para a instalação do CBH Federal do Rio Grande e a 14ª Reunião Extraordinária do CBH Mogi/Pardo

Na próxima sexta-feira, 16 de setembro, o CBH Mogi/Pardo promoverá em Poços de Caldas o Encontro de mobilização e divulgação regional para a instalação do Comitê Federal da Bacia do Rio Grande. O encontro acontecerá na Unidade SESC Poços de Caldas, a partir das 08:30h. Logo em seguida, no mesmo local, será realizada a 14ª Reunião Extraordinária do CBH Mogi/Pardo, que terá como principal item de pauta o edital do FHIDRO (Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais). Saiba Mais.

domingo, 14 de agosto de 2011

41ª Reunião Ordinária do CBH Mogi/Pardo em Ouro Fino

A 41ª Reunião Ordinária do CBH Mogi/Pardo, desenvolveu diversas atividades, nos dias 11 e 12 de agosto, no município de Ouro Fino. Reuniões com educadores e lideranças locais, entrega de material educativo e do Plano Diretor de Recursos Hídricos da bacia marcaram o primeiro dia do evento. Na sexta-feira, dia 12/08, a 41ª Reunião Ordinária, que contou com a presença dos conselheiros do comitê, foi pontuada por debates e decisões importantes, como por exemplo a exposição da situação atual da qualidade das águas da bacia, considerada bastante preocupante, de acordo com apresentação do relatório do Projeto "Águas de Minas", pela assessoria técnica do CBH Mogi/Pardo.
Mas as bacias dos rios Mogi-Guaçu e Pardo também podem comemorar algumas boas notícias, como a sua inclusão no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). As bacias dos Rios Mogi e Pardo foram contempladas com o Projeto Estruturador de Revitalização, que deve ser executado nos próximos quatro anos.
Aproveitando o momento propício e a necessidade de melhoria na qualidade das águas, foi lançada a proposta "Expedições nas bacias dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo". A proposta, apresentada na reunião, tem como objetivo a mobilização social, conscientização e educação ambiental em todas as 15 sub-bacias da unidade de gestão, começando pela bacia do Ribeirão das Antas, abrangendo parte dos municípios de Andradas, Caldas e todo o município de Poços de Caldas.
Outra decisão importante da 41ª Reunião, foi a criação da Câmara Técnica de Implementação do Plano Diretor de Recursos Hídricos e Projetos, que com certeza, fortalecerá a estrutura do CBH Mogi/Pardo, trazendo melhorias para toda a bacia.
Saiba mais em http://www.cbhmogipardo.com.br/

Confira as fotos:
Atividades da 41ª Reunião Ordinária em Ouro Fino

terça-feira, 9 de agosto de 2011

41ª Reunião Ordinária do CBH Mogi/Pardo em Ouro Fino

Nos dias 11 e 12 de agosto, o CBH Mogi/Pardo vai até os municípios de Ouro Fino e Inconfidentes, onde desenvolverá uma série de atividades educativas, reuniões estratégicas com lideranças e educadores, oficinas e palestras. A programação faz parte da 41ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo.


Confira a programação completa no site: www.cbhmogipardo.com.br

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Seminário Água, Comunicação e Sociedade


A quarta edição do Seminário “Água, Comunicação e Sociedade” foi realizada nesta terça-feira, 28 de junho, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O evento, que reuniu diversas pessoas envolvidas na área de comunicação e mobilização social voltada aos recursos hídricos, foi promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e com apoio do IGAM, CBH Araguari e da ABHA.
O encontro teve como foco as discussões e a troca de experiências em torno da comunicação e sua função transformadora como elo entre a sociedade e a questão da água e sua gestão descentralizada e integrada nas respectivas bacias hidrográficas. Falou-se constantemente sobre a importância dos comitês de bacia no processo de decisão compartilhada e seu papel fundamental na aproximação da população com a realidade e potencialidades da bacia.
O jornalista e diretor do Globo Ecologia, Cláudio Savaget, abriu o evento com um multimídia intitulado "Brasil: Planeta Água", abordando diversos aspectos da hidrografia brasileira e possibilidades de abordagem midiática.
Outro destaque do dia ficou a cargo da apresentação da Expedição Mucuri, que retratou em livro os resultados do projeto que percorreu os 321 quilômetros de extensão do rio principal, seis afluentes e os 17 municípios da bacia hidrográfica.
O Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGERH); A importância da comunicação e da mobilização social; O projeto de rádio "Nas ondas do São Francisco"; e Os recursos hídricos no contexto das redes sociais, entre outros, foram temas abordados no evento que dará certificado de participação aos inscritos.
O CBH MOGI/PARDO foi representado pela Assessora de Comunicação, Ana Beatriz Nogueira, e pela representante da CT Mobilização, Divulgação e Educação Ambiental, Irinéia Ardissom da Silveira Souza. O Seminário foi bastante produtivo e sem dúvida, fomentou a troca de novas idéias e ricas experiências, que poderão ser adequadas e desenvolvidas na bacia dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo.