quarta-feira, 29 de junho de 2011

Seminário Água, Comunicação e Sociedade


A quarta edição do Seminário “Água, Comunicação e Sociedade” foi realizada nesta terça-feira, 28 de junho, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O evento, que reuniu diversas pessoas envolvidas na área de comunicação e mobilização social voltada aos recursos hídricos, foi promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e com apoio do IGAM, CBH Araguari e da ABHA.
O encontro teve como foco as discussões e a troca de experiências em torno da comunicação e sua função transformadora como elo entre a sociedade e a questão da água e sua gestão descentralizada e integrada nas respectivas bacias hidrográficas. Falou-se constantemente sobre a importância dos comitês de bacia no processo de decisão compartilhada e seu papel fundamental na aproximação da população com a realidade e potencialidades da bacia.
O jornalista e diretor do Globo Ecologia, Cláudio Savaget, abriu o evento com um multimídia intitulado "Brasil: Planeta Água", abordando diversos aspectos da hidrografia brasileira e possibilidades de abordagem midiática.
Outro destaque do dia ficou a cargo da apresentação da Expedição Mucuri, que retratou em livro os resultados do projeto que percorreu os 321 quilômetros de extensão do rio principal, seis afluentes e os 17 municípios da bacia hidrográfica.
O Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGERH); A importância da comunicação e da mobilização social; O projeto de rádio "Nas ondas do São Francisco"; e Os recursos hídricos no contexto das redes sociais, entre outros, foram temas abordados no evento que dará certificado de participação aos inscritos.
O CBH MOGI/PARDO foi representado pela Assessora de Comunicação, Ana Beatriz Nogueira, e pela representante da CT Mobilização, Divulgação e Educação Ambiental, Irinéia Ardissom da Silveira Souza. O Seminário foi bastante produtivo e sem dúvida, fomentou a troca de novas idéias e ricas experiências, que poderão ser adequadas e desenvolvidas na bacia dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo.