segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Planejamento da Expedição na bacia do Ribeirão das Antas conta com grande participação da comunidade

Na tarde de sexta-feira, 14 de outubro, o auditório da PUC Minas Campus Poços de Caldas reuniu diversos representantes de instituições e lideranças comunitárias para a 1ª Oficina de Planejamento da Expedição do CBH Mogi/Pardo na sub-bacia do Ribeirão das Antas/Rio Lambari. O encontro foi promovido pelo CBH Mogi/Pardo, e a oficina coordenada por Rogério Sepúlveda, que apresentou experiências de mobilização social na bacia do Rio das Velhas, através do Projeto Manuelzão, provocando a participação dos presentes na construção coletiva de ações similares, adequando-as à realidade local.
As Expedições têm como principais objetivos: o reconhecimento da bacia; a valorização da água como elemento social, cultural e econômico, além de sua função ecológica; o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos de forma integrada e participativa, através do comitê de bacia; a integração interinstitucional, entre outros aspectos.
Entre histórias e debates, os participantes foram se envolvendo com a proposta do CBH Mogi/Pardo, de realizar Expedições em sub-bacias, começando pela do Ribeirão das Antas/Rio Lambari, que abrange os municípios de Andradas, Caldas e Poços de Caldas.
Alguns pontos já foram definidos, como o planejamento das atividades e a divisão por etapas a curto, médio e longo prazo: processo de preparação, chamado “pré-expedição”; a Expedição com duração de uma semana; e as ações de continuidade no período “pós-expedição”. A expedição terá caráter técnico e mobilizador, pois, visa à utilização e aprimoramento de estudos e dados, bem como o envolvimento da comunidade local, de forma educativa e colaborativa. Um grupo, coordenado pelo CBH Mogi/Pardo, se comprometeu a estruturar um projeto, com objetivos claros e detalhamento de diretrizes, tendo como meta a realização da Expedição em abril de 2012.
Estiveram presentes na oficina representantes de instituições como: EMATER/Unidade Verde Minas, Superintendência Regional de Ensino, Vigilância Ambiental, Prefeituras de Caldas Andradas e Poços de Caldas, ADISMIG, DME Distribuição S.A., Circuito Turístico Caminhos Gerais, PUC Minas, INB, ONG Planeta Solidário, CODEMA Poços de Caldas, Coopergore,  Andraflores, SESC MG, Ordem Franciscana (SINFRAJUP), entre outros.
Saiba mais: 35 3721 3242 / comunicacao.cbhmogipardo@gmail.com

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

1ª Oficina de Planejamento para a Expedição na sub-bacia do Ribeirão das Antas

O CBH Mogi/Pardo promove nesta sexta-feira, 14 de outubro, a partir das 13:30h, a 1ª Oficina de Planejamento da Expedição do CBH Mogi/Pardo na sub-bacia do Ribeirão das Antas. A oficina tem por objetivo promover a integração entre instituições e lideranças da bacia, que abrange parte dos municípios de Caldas e Andradas e todo o municiípio de Poços de Caldas, com o objetivo de definir os detalhes da proposta da Expedição, que vem sendo articulada pelo CBH Mogi/Pardo e já conta com a adesão de diversas instituições. As atividades serão coordenadas pela equipe do CBH Mogi/Pardo, com a participação especial de Rogério Sepúlveda, (representante do Projeto Manuelzão e Presidente do CBH Rio das Velhas) que ministrará a oficina, que acontecerá na PUC Minas Campus Poços de Caldas - auditório do prédio I.


Confira a programação:

- Apresentação da proposta da Expedição – antecedentes, contexto ambiental e institucional e
perspectivas;
- Dinâmica com debates livres;
- Definição do formato da expedição;
- Metodologia, estratégias e equipes;
- Definição do pré-cronograma;
- Definição de grupos;

Linhas gerais do projeto:

- Mobilização social e conscientização para a questão das águas, abordando o cuidado com os nossos rios
e com as comunidades biológicas que vivem nos ambientes aquáticos relacionando-os com a saúde e
qualidade de vida da população dos municípios inseridos na bacia do CBH Mogi/Pardo;
- Mapeamento social, ambiental, cultural, institucional;
- Resgate da identidade cultural da bacia, envolvendo a questão turística regional;
- Promover a articulação interinstitucional, envolvendo todos os segmentos, visando melhorias efetivas
na qualidade da água da bacia, através da discussão e proposição de ações práticas e efetivas;
- Gerar como produto, material audiovisual, escrito e fotográfico, sobre os aspectos culturais, sociais e
ambientais da bacia;

A oficina conta com o apoio do DMAE Poços de Caldas, DME Energética e PUC Minas Campus Poços de Caldas. As atividades são gratuitas e aberta a participação da sociedade. Mais informações: 35 3721 3242