A geóloga Ângela Maria Martins Marques dos Santos fez uma apresentação sobre o levantamento de dados técnicos da bacia, relativos às questões de saneamento. Ângela apontou que dos 27 municípios da bacia, apenas o município de Andradas possui aterro sanitário licenciado, 12 municípios possuem aterro controlado e os outros 14 depositam seus resíduos em lixões, o que configura sérios impactos aos recursos hídricos. Quanto ao esgoto, a falta de tratamento predomina na grande maioria dos municípios, resultando em um índice de qualidade da água muito preocupante. Ângela destacou a importância da implementação do Plano Diretor da Bacia, que foi aprovado em 2011, e em seu plano de metas, há ações que já deveriam estar em execução.
O representante da EMATER/Unidade Verde Minas falou sobre o problema relativo ao lançamento de esgoto sem tratamento pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas (DMAE PC). O representante sugeriu que o esgoto volte a ser lançado próximo ao shopping, pois, no local onde está sendo lançado (a montante da Cascata das Antas) perde-se o poder de depuração da água, prejudicando ainda mais a qualidade da água, e causando desconforto e riscos à comunidade rural do Córrego D´Antas. O representante do DMAE, Baby Carlos Placedino, afirmou que essa solicitação é pertinente e já está sendo discutida junto à Diretoria do DMAE.
Após relato da equipe do Comitê, sobre visita à região das nascentes do Córrego Cachoeirinha, um dos formadores do Rio Das Antas, foi levantada pelo presidente Antônio Carlos Sales, a questão da intensa ocupação da região das nascentes do Rio das Antas pelas plantações de rosas. Existem diversas fazendas de produção de rosas na região e destacou-se a importância da atuação do comitê na orientação e na discussão de forma articulada, evitando assim, maiores impactos negativos nas águas da bacia.
Foi lançado oficialmente ao CBH Mogi/Pardo, o Concurso de Fotografia “De olho nas Águas”, tendo como objetivo o reconhecimento da bacia dos rios Mogi-Guaçu e Pardo e exposição de fotografias no evento “Olhares sobre a bacia dos rios Mogi-Guaçu e Pardo”, no Espaço Cultural da URCA, de 08 a 11 de maio.
Encerrando a reunião, o representante do município de Caldas, Jonathas Carlos Galdino, fez uma apresentação sobre a situação do município de Caldas em relação resíduos sólidos, e sobre seu trabalho à frente da Secretaria de Meio Ambiente, compartilhando experiências com os demais conselheiros e promovendo o debate sobre como trabalhar a gestão do meio ambiente de forma integrada com a preservação dos recursos hídricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário